Ir direto para menu de acessibilidade.

Bic Júnior

O Programa BIC Júnior tem por finalidade incentivar os alunos do Ensino Médio de escolas públicas a realizarem atividades de iniciação científica em projetos desenvolvidos nas universidades. Além de promover o contato dos estudantes com o ambiente de pesquisa e estimular a continuidade dos seus estudos em nível superior, o Programa também possibilita aos estudantes o desenvolvimento de habilidades relacionadas à alfabetização científica e à formação cidadã.

Na UFLA, o Programa teve início em 2002. Atualmente, é coordenado pela Profa. Rita de Cássia Suart (Departamento de Química).

Alunos de sete escolas públicas estaduais de Lavras participam do BIC Júnior: Escola Estadual Azarias Ribeiro, E. E. Cinira Carvalho, E. E. Cristiano de Souza, E. E. Dora Matarazzo, E. E. Dr. João Batista Hermeto, E. E. Firmino Costa e Colégio Tiradentes.


Processo Seletivo

Nos meses finais do segundo semestre de cada ano, a coordenação do BIC Jr, com o auxílio de alguns bolsistas, realiza uma apresentação do Programa nas escolas públicas de Lavras, a fim de divulgar as ações desenvolvidas e incentivar a participação dos estudantes no Programa.

Os interessados participarão de um processo seletivo promovido pela coordenação do BIC Jr, o qual consiste de uma redação, entrevista e análise do boletim escolar.

A seleção dos estudantes é realizada de acordo com o número de vagas disponíveis para o período. A partir dessa seleção, é elaborada uma lista com os nomes dos candidatos aprovados, os quais iniciarão as atividades imediatamente. Uma lista com os suplentes que serão convocados, caso haja substituição, e uma lista com aqueles que não atingiram a nota de corte, também serão divulgadas.

Os bolsistas aprovados participarão de uma reunião de boas-vindas e receberão orientações para iniciarem as atividades no Programa, sob a supervisão de um/a orientador/a.


Substituição

A substituição ocorre quando há desligamento ou desistência do bolsista.

Os estudantes classificados em ordem decrescente na lista de suplentes são convocados à medida em que ocorre desligamento de bolsistas. A convocação obedece a ordem de classificação dos estudantes no processo seletivo.

O estudante convocado comparece à UFLA, no horário agendado, para designação de seu/sua orientador/a e início das atividades.


Relatórios

Mensalmente o bolsista preenche o relatório disponível no SIGAA (http://sigaa.ufla.br), o qual é avaliado pelo orientador e, se aprovado, enviado à coordenação BIC Jr para apreciação.

O pagamento da bolsa está condicionado ao envio do relatório mensal pelo bolsista.

Capes
CNPq
Fapemig
Finep