Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa - PIBIC/Fapemig

O Programa tem como objetivo contribuir para a iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.


Processo Seletivo

O lançamento do edital ocorre anualmente, no mês outubro.

As bolsas têm vigência de 12 meses, com duração de março a fevereiro.

O processo seletivo é realizado pela Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA, vinculada à PRP, e ocorre conforme as orientações existentes no edital.

As propostas são enviadas via SIGAA.

Solicitação de Renovação de Bolsa

O pedido de renovação de bolsa ocorre no período de abertura do edital. Assim, o edital acolhe tanto pedidos de bolsa nova quanto de renovação.

O que caracteriza o pedido de renovação de bolsa é o discente, ou seja, mesmo que o orientador submeta projeto diferente ao conduzido anteriormente, o estudante é enquadrado na modalidade de renovação.


Substituição

As solicitações de substituições devem ser enviadas até dia 5 de cada mês, pelo orientador, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No e-mail, informar:

  • Motivo da substituição;
  • Nome completo do bolsista que está saindo;
  • Nome completo do novo bolsista.

Devem ser entregues os formulários impressos à PRP:

O novo bolsista deve fazer seu cadastro no Everest (everest.fapemig.br/) e atualizar os dados bancários no SIGAA (sigaa.ufla.br).


Relatórios

Relatório Parcial

O Relatório Parcial deve ser enviado na seguinte situação:

a) na ocasião do lançamento do Edital PIBIC/FAPEMIG – o edital é lançado no mês de outubro de cada ano para recebimento de propostas de orientadores/estudantes que desejam concorrer à bolsa (nova ou renovação). O Relatório Parcial é anexado à proposta de solicitação de bolsa, em campo específico.

Relatório Final

O Relatório Final das Atividades deve ser encaminhado até 30 dias após o término da bolsa, ou seja, até dia 31 de março.

Após esse período, o sistema estará fechado para recebimento do relatório.

Como enviar o Relatório Final?

Passo a passo para iniciação científica iniciada em 2015 ou data anterior (SIGEPIC)

Após a revisão do documento, o orientador deve acessar o SIGEPIC (www.prp.ufla.br/editais) com seu login e senha. Deve acessar a aba “Meus Pedidos” e localizar o processo ao qual deseja anexar o relatório (PIBIC/FAPEMIG). Nesse processo, à frente do título do projeto, está disponível o campo para a inclusão do relatório. Basta clicar sobre o botão “Selecionar arquivo”, anexar o relatório e clicar em “Enviar”.

Atenção! São aceitos arquivos com tamanho de até 3 megabytes, nos formatos: .pdf, .doc, .docx, .jpg, .jpeg, .png, .xls.

Passo a passo para iniciação científica iniciada a partir de 2016 (SIGAA)

O estudante deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) com seu login e senha. No menu “Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Enviar” deve preencher os seguintes campos do formulário: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussões, Conclusões, Perspectivas, Bibliografia e Outras Atividades.

Após o envio do relatório pelo estudante, o orientador deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) a fim de chancelar o documento. O relatório estará disponível no menu “Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Consultar/Emitir Parecer”


Formulários

Capes
CNPq
Fapemig
Finep