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Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa - PIBIC/UFLA

O Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa – PIBIC/UFLA tem por objetivo conceder bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação dos cursos presenciais da UFLA de forma a estimulá-los ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa.

As Bolsas Institucionais de Pesquisa destinam-se às atividades relacionadas à investigação e à produção de conhecimentos que permitam ampliar informações sobre uma determinada realidade ou alguns de seus aspectos ainda desconhecidos.


Processo Seletivo

O lançamento do edital ocorre semestralmente e as bolsas têm duração de 12 meses.

O processo seletivo é realizado pela Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA, vinculada à PRP, e obedece às regras do edital.

Critérios de Julgamento

Os critérios de julgamento seguem o que está definido no edital em vigor. Por isso, é importante que o interessado tenha em mãos esse documento para nortear sua solicitação.


Relatório Final de Atividades

Relatório Mensal de Atividades

Os bolsistas vinculados ao PIBIC/UFLA devem enviar, mensalmente, o relatório contendo as atividades desenvolvidas na iniciação científica.

O relatório deve ser preenchido pelo bolsista e aprovado pelo orientador até o 5º dia do mês subsequente ao de atividades.

Procedimentos para preenchimento do relatório pelo bolsista:

1) Acesse www.sig.ufla.br e faça o login;

2) clique em Bolsa Institucional => Relatório Mensal de Atividades => Cadastrar Relatório Mensal de Atividades;

3) selecione o mês e o ano de atividades e clique em "Cadastrar" => Definir atividades do bolsista institucional;

4) para cada dia de atividade, clique em "Adicionar nova atividade", ao final da tabela. Após relatar todo o mês, clique em "Salvar";

5) para conferir o horário mensal, clique no mês da bolsa relatada;

6) confira as atividades cadastradas e, se estiver tudo certo, clique em “Submeter relatório de atividade para a aprovação”. Comunique ao seu orientador para que realize a aprovação.

ATENÇÃO:

O relatório deve ser encaminhado para aprovação ao término de cada mês.

Conforme recomendação da PRAEC, gestora do programa, o pagamento da bolsa ao estudante somente será liberado após essa aprovação.

Relatório Final de Atividades

O Relatório Final de Atividades deve ser enviado pelo aluno, via SIGAA (https://sigaa.ufla.br), em até 30 dias após o término da bolsa.

Quem é o responsável pela elaboração do relatório?
O relatório deve ser elaborado pelo bolsista e aprovado pelo orientador. Esses procedimentos são realizados no SIGAA.

Como enviar o relatório final?
[su_spoiler title="Passo a passo para iniciação científica iniciada em 2014  ou data anterior (SIGEPIC)" open="no" style="fancy"]
Após a revisão do documento, o orientador deve acessar o SIGEPIC (www.prp.ufla.br/editais) com seu login e senha. Na aba “Meus Pedidos”, irá localizar o programa de iniciação científica e a respectiva vigência (PIBIC/UFLA). No campo do Relatório Final, basta clicar na opção “Selecionar arquivo” e anexar o documento eletrônico contendo o Relatório Final de Atividades.

Atenção! São aceitos arquivos com tamanho de até 3 megabytes, nos formatos: .pdf, .doc, .docx, .jpg, .jpeg, .png, .xls.

Modelo de Relatório Final


Passo a passo para iniciação científica iniciada a partir de 2015 (SIGAA)

O estudante deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) com seu login e senha. No menu "Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Enviar" deve preencher os seguintes campos do formulário: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussões, Conclusões, Perspectivas, Bibliografia e Outras Atividades.

Após o envio do relatório pelo estudante, o orientador deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) a fim de chancelar o documento. O relatório estará disponível no menu "Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Consultar/Emitir Parecer"

O SIGAA não aceita envio de figuras, gráficos, tabelas, nem inserção de arquivos.


Substituição

As substituições de bolsistas devem ser enviadas até dia 5 de cada mês, pelo orientador.

Observação: Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica não podem ser substituídos.

Passo a passo para substituição

O orientador deve enviar e-mail com o assunto “Substituição PIBIC/UFLA” para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os dados abaixo:

  • Motivo da substituição;
  • Nome completo do bolsista que está saindo;
  • Nome completo do novo bolsista.
IMPORTANTE: O novo bolsista deve acessar o SIGAA (sigaa.ufla.br) e informar seus dados bancários.

Cancelamento

Os cancelamentos de propostas devem ser enviados até dia 5 de cada mês, pelo orientador.

O cancelamento da bolsa de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica deve ser acompanhado de justificativa do orientador, informando os motivos do cancelamento, e deve ser comunicado pessoalmente pelo aluno à PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários).

ATENÇÃO: Informamos que não é permitida a participação simultânea em mais de um programa de iniciação científica, o acúmulo de bolsas, o estabelecimento de vínculo empregatício de qualquer natureza ou o desempenho de qualquer atividade formal remunerada.

Passo a passo para cancelamento

O orientador deve enviar e-mail com o assunto “Cancelamento PIBIC/UFLA” para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os dados abaixo:

  • Motivo do cancelamento;
  • Data do cancelamento;
  • Nome completo do bolsista.

Simultaneamente ao pedido de cancelamento, deve haver o preenchimento do relatório final pelo estudante e a aprovação pelo orientador no SIGAA.

Tutorial: Envio de relatório pelo SIGAA

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