Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica - PIVIC

Este Programa tem por objetivo estimular os pesquisadores produtivos a engajarem os estudantes de graduação em projetos de pesquisa, a fim de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais.


Processo Seletivo

O lançamento do edital ocorre em duas chamadas anuais. A primeira chamada, em fevereiro/março e a segunda chamada, em julho/agosto.

O programa tem duração de 12 meses. A primeira chamada tem vigência de abril a março, e a segunda chamada tem vigência de setembro a agosto.

O processo seletivo é realizado pela Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA, vinculada à PRP, e ocorre conforme as orientações existentes no edital.

As propostas são enviadas pelo orientador, via SIGAA.


Substituição

As solicitações de substituição devem ser enviadas até dia 5 de cada mês, pelo orientador.

Passo a passo para substituição

Enviar e-mail com o assunto “Substituição PIVIC” para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo:

  • Motivo da substituição;
  • Data da substituição;
  • Nome completo do estudante que está saindo;
  • Nome completo do novo candidato.

Cancelamento

A solicitação de cancelamento deve ser enviada à PRP até dia 5 de cada mês, pelo orientador.

O aluno aprovado em programa de iniciação científica remunerado deve requerer seu desligamento do PIVIC, não sendo permitida a participação simultânea em dois programas de iniciação científica.

É vedada também a participação simultânea em estágio e demais atividades correlatas, excetuando-se PET e estágio obrigatório sem remuneração.

Passo a passo para cancelamento

Enviar e-mail com o assunto “Cancelamento PIVIC” para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando:

  • Motivo do cancelamento;
  • Data do cancelamento;
  • Nome completo do aluno;
  • Nº de matrícula do bolsista.

Após o cancelamento, o estudante tem 30 dias para preencher o relatório final no SIGAA.

Para ver os procedimentos, consulte a aba Relatórios.


Relatórios

Relatório Final de Atividades

O Relatório Final de Atividades deve ser enviado pelo aluno até 30 dias após o término da bolsa.

Quem é o responsável pela elaboração do relatório?
O relatório deve ser elaborado pelo estudante e avaliado pelo orientador.

Como enviar o relatório final?

Passo a passo para iniciação científica iniciada em 2014 ou data anterior (SIGEPIC)

Após a revisão do documento, o orientador deve acessar o SIGEPIC (www.prp.ufla.br/editais) com seu login e senha. Na aba “Meus Pedidos”, irá localizar o programa de iniciação científica e a respectiva vigência (PIVIC). No campo do Relatório Final, basta clicar na opção “Selecionar arquivo” e anexar o documento eletrônico contendo o Relatório Final de Atividades. 

Atenção! São aceitos arquivos com tamanho de até 3 megabytes, nos formatos: .pdf, .doc, .docx, .jpg, .jpeg, .png, .xls.

Passo a passo para iniciação científica iniciada a partir de 2015 (SIGAA)

O estudante deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) com seu login e senha. No menu “Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Enviar” deve preencher os seguintes campos do formulário: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussões, Conclusões, Perspectivas, Bibliografia e Outras Atividades.

Após o envio do relatório pelo estudante, o orientador acessa o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) a fim de chancelar o documento. O relatório estará disponível no menu “Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Consultar/Emitir Parecer”

Capes
CNPq
Fapemig
Finep