Início

As atividades do CEDIA tiveram início no ano de 2008, após a construção das instalações, com recursos do Programa ProINFRA de 2006 e aquisição de equipamentos por meio de projetos fomentados pela FAPEMIG e CNPq.

O CEDIA foi criado como estrutura de pesquisa multidisciplinar para aplicação de tecnologia desenvolvida por dois pesquisadores brasileiros, docentes da UFLA e 3 pesquisadores argentinos do Centro de Investigaciones ópticas de LaPlata.

Foram iniciadas as pesquisas para aplicação da tecnologia do biospeckle laser em várias áreas do conhecimento dentro dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras, da UNICAMP, UFV e, também, de instituições de outros países como Argentina, Escócia e Espanha com apresentado nas tabelas abaixo.

Possui sete laboratórios dedicados, sendo um de processamento de imagens, um de protótipos, e 5 de óptica.

Os 5 laboratórios de óptica são equipados com mesas antivibração, sistemas de aquisição de imagens e laseres de diversas potências e comprimentos de onda.

Os laboratórios estão disponíveis a pesquisadores da UFLA e outras universidades e instituições para o desenvolvimento de instrumentação para seus experimentos.