Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior - BIC Júnior

O Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior) foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e teve início na UFLA em 2002.

Seu objetivo é incentivar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais a participarem de projetos de iniciação científica e tecnológica nas universidades, por meio da concessão de bolsas. O BIC Júnior também procura estimular a continuidade dos estudos em nível superior e o interesse pela ciência, contribuindo para a formação escolar do aluno e promovendo o contato com o ambiente e as atividades acadêmicas.

Na UFLA, o programa já mudou a realidade de muitos estudantes. Esteve suspenso por 3 anos, por questões orçamentárias do governo do estado. Em 2022, houve a sua retomada com a aprovação da proposta da UFLA na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

Foram concedidas 143 bolsas para integração de estudantes das escolas públicas de Lavras parceiras do programa para a vigência de fevereiro a setembro de 2023.

Os bolsistas são orientados por professores e suas equipes, de diversos cursos da Universidade.

Esta é uma excelente oportunidade para que os participantes do BIC Júnior conheçam melhor as atividades e as possibilidades profissionais de suas áreas de interesse, construam uma rede de contatos e vivenciem na prática o desenvolvimento de pesquisas científicas, absorvendo o máximo de conhecimento e experiência. 

Atualmente, é coordenado pela Profa. Luciana Lopes Silva Pereira, DQI - câmpus Sede, e pela Profa. Raissa Bárbara Nunes Moraes Andrade, ICTIN - câmpus de São Sebastião do Paraíso.

Escolas parceiras em Lavras:

  1. Escola Estadual Azarias Ribeiro;
  2. E. E. Cinira Carvalho;
  3. E. E. Cristiano de Souza;
  4. E. E. Dora Matarazzo;
  5. E. E. Dr. João Batista Hermeto;
  6. E. E. Firmino Costa;
  7. E. E. Tiradentes; e
  8. Colégio Tiradentes.

Escolas parceiras em São Sebastião do Paraíso:

  1. CESEC Alda Polastre;
  2. E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo;
  3. E. E. Clóvis Salgado;
  4. E. E. Paula Frassinetti; e
  5. E. E. Benedito Ferreira Calafiori.

 

Guia de Orientação BIC Jr 2023

Edital PRP nº 14/2022 - Orientador BIC Jr.

Edital PRP nº 15/2022 - Estudantes no BIC Jr.


Processo Seletivo

Ao final de cada ano, a coordenação do BIC Jr realiza a apresentação do Programa nas escolas públicas, a fim de divulgar e incentivar a participação dos estudantes.

Os interessados passarão pelo processo seletivo promovido pela escola que indicará, à UFLA, os candidatos aprovados.

A UFLA fará o ranqueamento dos candidatos e convocará os aprovados até o limite de bolsas.

Os bolsistas aprovados participarão da reunião de boas-vindas e receberão orientações para iniciarem as atividades no Programa, sob a supervisão de um/a orientador/a.

Substituição

A substituição ocorre quando há desligamento ou desistência do bolsista.

Os estudantes classificados na lista de suplentes serão convocados à medida em que ocorrer desligamentos de bolsistas. A convocação obedece a ordem de classificação dos estudantes no processo seletivo.

O estudante convocado deve comparecer à UFLA no horário agendado pela Coordenação para conhecer seu/sua orientador/a e iniciar as atividades.


Produtos gerados

Ao término da vigência, o bolsista deve preparar um relatório final e enviá-lo ao orientador e à Coordenação do Programa.

Anualmente devem participar do Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA) para a apresentação dos resultados da sua pesquisa.

Quem pode participar?

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Lavras ou de São Sebastião do Paraíso, parceiras do programa, matriculados no 1º ou 2º ano, que atendam aos requisitos:

  • Disponibilidade de horário para dedicar-se por 8 horas semanais às atividades do programa;
  • Rendimento escolar igual ou superior a 60%;
  • Frequência escolar igual ou superior a 80%;
  • Ter compromisso e responsabilidade com as atividades escolares e com o Programa;
  • Ter sido aprovado no processo seletivo promovido pela escola parceira.

Como participar?

O estudante que atenda aos requisitos indicados e que tenha interesse em participar, deve procurar a coordenação da escola para que possa aplicar-se no processo seletivo.

As atividades para o ano de 2023 já se iniciaram e as vagas estão preenchidas. Haverá novas convocações de bolsistas se houver desistências.

Qual é a vigência do programa?

Em 2023, a vigência iniciou-se em fevereiro e vai até setembro, quando haverá nova indicação de bolsistas.

Os estudantes já vinculados ao programa terão a opção de continuar na vigência de outubro/2023 a setembro/2024.

Se houver desistências, a UFLA solicitará às escolas parceiras que promovam novo processo seletivo para indicação de candidatos. A UFLA fará a classificação de todos os indicados e convocará os bolsistas conforme o limite de vagas.

O estudante convocado pela UFLA deve ter conta-corrente em sua titularidade (qualquer banco) e cadastro no Everest.

 

Contatos:

Gestão UFLA: 3829-1127 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CNPq
Fapemig 
Finep