Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior - BIC Júnior

O Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior) foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e teve início na UFLA em 2002.

Seu objetivo é incentivar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais a participarem de projetos de iniciação científica e tecnológica nas universidades, por meio da concessão de bolsas. O BIC Júnior também procura estimular a continuidade dos estudos em nível superior e o interesse pela ciência, contribuindo para a formação escolar do aluno e promovendo o contato com o ambiente e as atividades acadêmicas.

Na UFLA, o programa já mudou a realidade de muitos estudantes. Esteve suspenso por 3 anos, por questões orçamentárias. Em 2022, houve a sua retomada com a aprovação da proposta da UFLA na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

Foram concedidas 143 bolsas para integração de estudantes das escolas públicas de Lavras parceiras do programa para a vigência de fevereiro a setembro de 2023.

Os bolsistas são orientados por professores e suas equipes, de diversos cursos da Universidade.

Esta é uma excelente oportunidade para que os participantes do BIC Júnior conheçam melhor as atividades e as possibilidades profissionais de suas áreas de interesse, construam uma rede de contatos e vivenciem na prática o desenvolvimento de pesquisas científicas, absorvendo o máximo de conhecimento e experiência. 

Atualmente, é coordenado pela Profa. Luciana Lopes Silva Pereira (Departamento de Química).

Escolas parceiras: Escola Estadual Azarias Ribeiro, E. E. Cinira Carvalho, E. E. Cristiano de Souza, E. E. Dora Matarazzo, E. E. Dr. João Batista Hermeto, E. E. Firmino Costa, E. E. Tiradentes e Colégio Tiradentes.

 

Guia de Orientação BIC Jr 2023

Edital PRP nº 14/2022 - Orientador BIC Jr.

Edital PRP nº 15/2022 - Estudantes no BIC Jr.


Processo Seletivo

Ao final de cada ano, a coordenação do BIC Jr, com o auxílio de alguns bolsistas, realiza uma apresentação do Programa nas escolas públicas, a fim de divulgar e incentivar a participação dos estudantes no Programa.

Os interessados participarão de um processo seletivo promovido pela escola que indicará à UFLA, os candidatos aprovados.

A UFLA fará o ranqueamento dos candidatos e convocará os aprovados até o limite de bolsas.

Os bolsistas aprovados participarão de uma reunião de boas-vindas e receberão orientações para iniciarem as atividades no Programa, sob a supervisão de um/a orientador/a.

Substituição

A substituição ocorre quando há desligamento ou desistência do bolsista.

Os estudantes classificados na lista de suplentes serão convocados à medida em que ocorrer desligamentos de bolsistas. A convocação obedece a ordem de classificação dos estudantes no processo seletivo.

O estudante convocado deve comparecer à UFLA, no horário agendado pela Coordenação, para designação de seu/sua orientador/a e início das atividades.


Produtos gerados

Ao término da vigência, o bolsista deve preparar um relatório final e enviá-lo ao orientador e à Coordenação do Programa.

Anualmente devem participar do Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA) para a apresentação da sua pesquisa.

 

Quem pode participar?

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Lavras, parceiras do programa, matriculados no 1º ou 2º ano, que atendam aos requisitos:

  • Disponibilidade de horário para dedicar-se por 8 horas semanais às atividades do programa;
  • Rendimento escolar igual ou superior a 60%;
  • Frequência escolar igual ou superior a 80%;
  • Ter compromisso e responsabilidade com as atividades escolares e com o Programa;
Ter sido aprovado no processo seletivo promovido pela escola parceira.
 

Como participar?

O estudante que atenda aos requisitos indicados e que tenha interesse em participar, deve procurar a coordenação da escola para que possa aplicar-se no processo seletivo.

As atividades para o ano de 2023 já se iniciaram e as vagas estão preenchidas. Haverá novas convocações de bolsistas se houver desistências.

 

Qual é a vigência do programa?

Em 2023, a vigência iniciou-se em fevereiro e vai até setembro, quando haverá nova indicação de bolsistas.


Os estudantes já vinculados ao programa terão a opção de continuar na vigência de outubro/2023 a setembro/2024.

Se houver desistências, a UFLA solicitará às escolas parceiras que promovam novo processo seletivo para indicação de candidatos. A UFLA fará a classificação de todos os indicados e convocará os bolsistas conforme o limite de vagas.

O estudante convocado pela UFLA para participar do programa deve ter conta-corrente em sua titularidade (qualquer banco).

 

Contatos:

Gestão UFLA: 3829-1127 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CNPq
Fapemig 
Finep