Ir direto para menu de acessibilidade.

LABMAI - Laboratório Multiusuário de Análises Instrumentais

Apresentação

O Laboratório Multiusuário de Análises Instrumentais (LABMAI) foi implantado em 2009 como parte do Plano Ambiental da UFLA. É um projeto pioneiro entre as universidades de Minas Gerais, que visa associar economia e preservação ambiental tendo como base a abordagem dos 5R´s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Reaproveitar e Reprojetar). O LABMAI recolhe, segrega e trata os resíduos gerados nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão transformando-os em não agressivos ao meio ambiente ou recuperando-os para uso nos laboratórios.

Equipamentos

O LABMAI também possui um laboratório multiusuário com equipamentos que, além de atenderem às demandas do LABMAI e de outros setores da Diretoria de Meio Ambiente, atendem a toda a comunidade universitária. Os equipamentos disponíveis para análises são:

• Espectrofotômetro de absorção na região do infravermelho médio (FT-IR) Bruker Vertex 70v (com unidades de leitura ATR e de pastilhas de KBr)
  •  Equipamento de cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (CG-DIC/GC-FID) Agilent 7890A.
  • Equipamento de cromatografia gasosa (CG) Agilent 7890A com analisador de massas (MS) do tipo quadrupolo Agilent 5975C.
  • Equipamento de cromatografia líquida de ultra alta eficiência (UHPLC) Agilent 1290 Infinity com analisador de massas do tipo triplo quadrupolo (MSMS) Agilent 6420.
  • Analisador de carbono total e inorgânico Shimadzu TOC-V CPH.

Adelir Aparecida Saczk
Coordenadora de Resíduos