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Relatório anual IC - 2022

O Relatório Anual de Iniciação Científica 2022, elaborado pela Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica (IC), procura trazer uma visão geral sobre os programas institucionais da UFLA.

O intuito desse relatório é ajudar os gestores a estabelecer políticas de incentivo tanto para os alunos quanto para os pesquisadores a fim de participarem dos programas de IC da universidade.

No tópico inicial, Dados Gerais, a figura 1 traz o número de participantes da IC, em janeiro de 2023, distribuídos por programas: PIVIC, PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PIBIC/UFLA e PIBIC/FAPEMIG.

No tópico 2, Demandas de IC na UFLA, as figuras 2, 3, 4, 5 e 6 apresentam um comparativo de demandas entre os programas, nos últimos 4 anos (2019 a 2022).

O tópico 3 – Distribuição por área do conhecimento - representa a participação da IC nas áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Os dados de janeiro/2023 são apresentados na Figura 7. As figuras 8, 9 e 10 trazem a distribuição nos programas, segundo essas áreas.

No tópico 4, Distribuição por curso, o número total de propostas de IC (remunerada e voluntária) vigentes (janeiro/2023), por curso, aparece na figura 11. As figuras 12, 13 e 14 fazem um comparativo entre eles, nas diferentes modalidades de IC (CNPq, FAPEMIG, PIBIC/UFLA e voluntária).

O tópico 5 trata da demanda por área e por curso. As figuras 15 e 16 trazem os dados das propostas submetidas nos editais de 2022, por área do conhecimento e por curso de graduação.

Por fim, na figura 17, pode-se identificar o quantitativo de orientadores, por departamento, que atuam na IC.

 

Relatório anual IC - 2022

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